Toxina Botulínica

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e provoca relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química chamada acetilcolina na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). Ela vem sendo usada, desde os anos 80, para tratamento de doenças neurológicas, a utilização em cosmética iniciou-se na década de 90, promovendo a melhoria das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos, mas pode ser empregada também no tratamento de assimetrias faciais e hiperidrose nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal. Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.
O procedimento é seguro, pois a dose necessária para causar efeitos tóxicos precisa ser mil vezes maior do que a usada habitualmente num procedimento cosmético. A ação da toxina é localizada, provocando paralisia muscular que permanece de 2 a 6 meses. Após esse período o músculo é capaz de formar novas placas (neurogênese), voltando à sua contração normal.
A ação da toxina botulínica inicia-se após 48 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. O músculo reage com relaxamento, sem mudança na sensibilidade cutânea. É indicada para o tratamento das rugas de expressão e deve ser evitada em locais onde a musculatura tem funções fisiológicas, como na área da boca.
Indicações
- Ruga de severidade entre as sobrancelhas.
- Rugas de espanto na testa.
- Pés-de-galinha na área dos olhos.
- Levantamento das sobrancelhas.
- Abertura dos olhos (ocidentalização das orientais).
- Levantamento do nariz.
- Melhora das rugas peribuicais nos fumantes.
- Levantamento do canto da boca.
- Diminuição do sorriso gengival.
- Pescoço: diminuição da flacidez e diminuição das rugas horizontais.
- Colo: diminuição das rugas do V do decote.
- Hiper-hidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés: diminuição do excesso de suor.
A aplicação é feita em consultório médico, aplicada por um profissional de Medicina especializado, que conheça a anatomia dos músculos faciais e as características do produto a ser aplicado. Na maioria dos casos, não é necessário usar anestesia, apenas o uso prévio de cremes anestésicos.
O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas, é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado. Maquiagem pode ser usada após o tratamento
A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese. O paciente médio necessitará de reaplicações em intervalos variados. Com o uso continuado, cerca de 5% dos pacientes podem não responder mais à ação da toxina. Não é aconselhável repetir a aplicação antes de 2 meses. O músculo sempre voltará a contrair, não havendo sequelas definitivas.